Casa cheia na aula inaugural 2017 do Emancipa

06:08:00 0 Comments

Na manhã de ontem, com o auditório da Unidade 1 da Unifesspa absolutamente lotado, demos inícios às nossas atividades neste ano.
.
A manhã começou com a apresentação dos construtores do Emancipa, e de cada uma das disciplinas que discutiremos ao longo do ano. Em 2017, ofereceremos também aula de artes, com o propósito de estimular e aguçar outras formas de expressão para além do texto. Assim como nos anos anteriores, contamos com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), da Unifesspa, para utilizar o espaço físico da universidade e conseguir bolsas para alguns dos participantes do movimento.
.
Em seguida, distribuímos o Guia do Aluno 2017 (clique aqui para lê-lo), um pequeno folder em que contamos um pouco da nossa história e listamos os nossos objetivos, a proposta do cursinho e os princípios que (esperamos) orientem as ações dos participantes do movimento neste ano. Para encerrar a primeira etapa da aula, oferecemos um delicioso café da manhã.
.
O segundo tempo começou com fortes emoções, pois resgatamos a trajetória de luta do casal de extrativistas que dá nome ao Emancipa em Marabá: Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo. Apresentamos dois vídeos que mostram a participação deles na proteção das riquezas da floresta e as circunstâncias e desdobramentos de seu assassinato. O casal foi morto em 24/05/2011, em uma emboscada, na zona rural da cidade de Nova Ipixuna-PA.
.
O ponto alto da manhã foi a participação da irmã de Zé Cláudio, Claudelice Santos. Claudelice falou após a exibição dos vídeos, para um público emocionado e com os olhos marejados de lágrimas. Sua mensagem foi de força e esperança para todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e em harmonia com o meio ambiente. Uma verdadeira injeção de ânimo em todos nós.
.
Sem dúvida, teremos um ano de muita luta e com muitos desafios, principalmente considerando a conjuntura política nacional e o cenário que se desenha para a educação, mas ontem, enquanto movimento social, reafirmamos a nossa resistência!
.
Algumas fotos:









Um dos vídeos:


0 comentários: